Search

Times remotos: prós e contras

Updated: Apr 10, 2021

Home office veio para ficar para sempre? Essa é uma pergunta que muitas pessoas estão tentando responder. Na minha opinião, essa não é a melhor pergunta a se fazer, mas: como será o futuro do trabalho? Como será na Era pós-pandêmica? Ainda vivemos em uma situação cheia de incertezas, mas é consenso que a pandemia está impulsionando a forma como o trabalho é feito, pois provou que trabalhar em casa é possível.


Ter funcionários trabalhando em casa não é novidade; já era bastante comum entre desenvolvedores antes do COVID-19. Durante o isolamento social, porém, as empresas não tinham escolha a não ser fazer com que todos trabalhassem remotamente. Na maioria dos casos, funcionou muito bem. O que significa que trabalhar em casa pode ficar mais popular. De acordo com o Gartner, 48% dos funcionários trabalharão de alguma forma remotamente, 19% totalmente remotos e 29% às vezes um as vezes outro. Hoje, 10% dos funcionários trabalham totalmente remotamente e 20% às vezes.


Com base nisso, minha resposta à minha própria pergunta é: o futuro do trabalho será híbrido e mais flexível. Não acredito que escritórios vão acabar, muito menos reuniões presenciais. Para assuntos importantes, concordo que o encontro pessoal é obrigatório. Todos esses fatos nos levam a outro ponto de reflexão: quando decider pelo remoto?


Trabalhar de casa não é igual para todo mundo

Vamos apontar os prós e os contras:


Prós

Alavancar o talento global

Há talento em toda parte. As empresas podem atrair talentos além de suas cidades de origem. Mais do que isso, a contratação de pessoas de diferentes lugares pode ajudar a aumentar a diversidade da equipe.


Flexibilidade é atraente

Mais do que alcançar talentos globais, as empresas devem ser desejadas por eles. A falta de flexibilidade é um obstáculo para muitos pais que trabalham, especialmente as mães.


Equipe altamente qualificada para salários acessíveis

O Vale do Silício tem um dos custos de vida mais altos do planeta. Essa é uma das razões pelas quais o salário médio na região é absurdamente alto. Um desenvolvedor de software em SF ganha o dobro em Londres, Segundo o Glassdoor.


Custos operacionais

Conforme mencionado acima, uma das questões mais importantes de se montar uma empresa em cidades como Nova York ou o Vale do Silício são os altos custos e os custos imobiliários são um dos maiores desafios para a instalação de um escritório nessas cidades. Em SF, uma mesa em um espaço de coworking geralmente custa entre $ 500 e $ 700. Nova York pode ser tão cara quanto SF.


Reduz o tempo de chegada ao mercado

Com pessoas trabalhando em fusos horários diferentes, é mais fácil e barato atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando um dorme, o outro funciona.


Contras

Reunião de toda equipe

Ter pessoas trabalhando em vários fusos horários pode ser uma vantagem, mas pode trazer alguns problemas quando você deseja fazer uma reunião de equipe. É impossível entrar na mesma chamada de zoom de um povo na Austrália, São Francisco e Londres, por exemplo. A solução talvez seria fazer a mesma reunião duas vezes ou contar com um software que grava as reuniões para serem compartilhadas posteriormente.


Dependência da tecnologia

Ao trabalhar em casa, você deve ter ferramentas de comunicação confiáveis e eficazes, como uma excelente conexão de internet. Muitos trabalhos não podem ser feitos offline hoje, e trabalhar em equipe é impossível se as pessoas estiverem offline.


Isolamento social

Como mencionado antes, o contato social é essencial. Não apenas para tomar grandes decisões, também para manter as pessoas engajadas e motivadas. Esse café no horário de trabalho tem seu valor.


Falta de engajamento

A falta de engajamento é um problema por si só, mas também reduz a produtividade, o que tem um impacto direto nos lucros da empresa.



Manter as equipes engajadas e motivadas é o maior desafio ao construir uma equipe virtual. Existem muitas ferramentas e serviços para ajudar a resolver este problema. Esse que ficará maior quando as pessoas começarem a trabalhar cada vez mais em casa. Apesar disso, há muitos prós, não concorda? Então, você está disposto a contratar mais pessoas remotas?

2 views0 comments

Recent Posts

See All